Conheça as Causas do Ronco

O ronco trata-se de uma situação patológica que aparece em diversas pessoas e em todas as idades no mundo, e podem acontecer por longos períodos ou somente por um tempo, o ronco trata-se da obstrução parcial das vias aéreas durante o sono.

Quando estamos dormindo os músculos do corpo relaxam, incluindo os músculos do pescoço nariz e boca, e em algumas vezes acontece que estes músculos relaxam de uma forma que a via respiratória superior fecha parcialmente, afunilando a passagem de ar e isso provoca uma reação de vibração da garganta, que gera o ruído do ronco.

Quais são as causas do Ronco?

Todas as doenças que realizam a obstrução de vias aéreas podem fazer com que o individuo comece a ronca, porem existem fatores que aumentam as chances da pessoa passar a roncar mais e por longos períodos, fatores como:

  • Obesidade
  • Beber
  • Fumar
  • Problemas de faringite
  • Problemas nasais
  • Problemas ou alterações na garganta
  • Medicamentos relaxantes (uso excessivo)
  • Apneia
  • Stress
  • Poucas horas de sono
  • Má qualidade de vida e alimentação
  • Avanço da idade, no qual provoca diminuição da elasticidade dos tecidos do pescoço, que acarreta em ronco.
  • Dormir em posições como sentado e de barriga para cima

Vale ainda ressaltar que existem inúmeras doenças que podem desenvolver o ronco, então não deixe de consultar o médico.

                                                          ⇒ Veja como acabar com o ronco ⇐

Quais os sintomas do Ronco?

Os sintomas mais comuns para quem possui problemas com o ronco são a fadiga, irritabilidade, sono não reparador no qual mesmo dormindo 14h o indivíduo acorda cansada, dificuldade de memória e concentração durante o dia, acordar diversas vezes durante a noite e sonolência durante o dia, além de roncos noturnos, são os principais sintomas para diagnosticar problemas com ronco.

Vale ainda lembrar que estes sintomas são muito parecidos com outras doenças, como “Apneia do Sono”, então somente o médico para realizar o diagnostico corretamente.

                                                              ⇒ Veja como acabar com o ronco ⇐

Quais os tratamentos para o ronco?

Existem inúmeros tratamentos para problemas com o ronco porem somente o médico poderá dizer o que é necessário para se livrar ou diminuir a intensidade do ronco, pois cada caso é único e específico. Porem existem algumas medidas que podem ser tomadas para que a intensidade seja menor ou talvez a possibilidade de solucionar o problema.

Medidas como suspender o uso de bebida alcoólica e consumo de cigarros, além de não consumir medicamentos relaxantes ou relaxantes musculares, além de realizar e praticar exercícios diários para ativar a circulação e aumentar a musculatura além de combater a obesidade, evitar dormir em posições que facilitem a obstrução da via aérea, como dormir de barriga para cima ou sentado.

Existem casos no qual somente um otorrino poderá resolver e muitas vezes somente através de cirurgias ou aparelhos problemas como desvio de septo, deformidades, amigdalite, hipertrofia das adenoides, hipertrofia nasais e muitos outros.

Existe ainda a possibilidade de que algumas alergias como rinite, por exemplo, acarretem em problemas com o ronco, ou problemas com a poluição, porem, além de problemas dentários que podem desencadear o ronco, mas o verdadeiro diagnóstico deverá ser realizado pelo médio especializado.

Vale lembrar que pesquisas recentes realizadas pelo Hospital Henry Ford de Detroit (EUA), revelam que quem possui problemas com ronco possuem pré-disposição, ou possuem maior risco de possuir problemas  vasculares como AVC , problemas com a artéria carótida, hipertensão e até problemas cardiovasculares, então não perca tempo, procure o seu médico e realize os exames necessários.

Se você ronca, procure um médico para que ele diga quais são os reais problemas ou quais são as causas de seu ronco, roncar é um problema sério, e isso vale para parentes e amigos que roncam, somente um médico pode realizar um bom diagnóstico.

Recomendados para você:

Comments are closed.